SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Panorama dos grupos de pesquisa de Política Educacional no BrasilPIBID na trajetória de política pública de iniciação à docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

LARANJA, Mirza Rosas Augusto. Teoria e prática do gerenciamento de desempenho do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79742.  Epub 22-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742.

O Plano Nacional de Educação norteia o sistema educacional e como tal deve ter seu desempenho conhecido e avaliado, aspecto fundamental em um Estado democrático. Este artigo aborda o gerenciamento do PNE 2014-2024, quanto a estrutura e procedimentos adotados para seu monitoramento e aferimento de desempenho. A partir de uma abordagem qualitativa, revisa a literatura sobre o tema e analisa os relatórios de monitoramento do PNE 2014-2024. Apresenta a auditoria de capacidade de gerenciamento de desempenho proposta por Barzelay (2002) como estratégia para melhor conhecer a real capacidade de se aferir o desempenho frente às metas propostas no plano.

Palavras-chave : auditoria; desempenho; monitoramento; Plano de Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )