SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Teoría y práctica de la gestión del desempeño del Plan Nacional de Educación - PNE 2014-2024La identidad de las políticas públicas para la educación de la primera infancia en Brasil: análisis de Proinfância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANTOS, Everton Rodrigo  y  SANFELICE, Gustavo Roese. PIBID na trajetória de política pública de iniciação à docência. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79205.  Epub 27-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79205.

Este estudo analisa a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência, partindo, inicialmente, dos contextos gerais da sua elaboração e das características de execução. A partir disso, a fundamentação teórica da pesquisa é constituída mediante a estrutura histórica do Estado brasileiro, de um sistema controlado de cima, cooptado, com pouca participação da sociedade, mas utilizado com bastante efetividade nas disputas eleitorais para garantir a continuação dos detentores do poder, influenciando as políticas públicas, conforme as carências imediatas governamentais. Logo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, direcionada aos Editais entre 2007 e 2020 da plataforma CAPES. Analisando-se os dados, a principal continuidade ocorreu na consolidação do programa enquanto política de Estado. Todavia, as descontinuidades efetivaram-se com bolsas sem reajustes, que foram progressivamente reduzidas, e incentivou-se a inserção de estudantes sem bolsa. Portanto, o problema da pesquisa objetiva responder qual foi a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência.

Palabras clave : PIBID; Iniciação à docência; Política pública; Estado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )