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Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANTOS, Everton Rodrigo e SANFELICE, Gustavo Roese. PIBID na trajetória de política pública de iniciação à docência. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79205. Epub 27-Set-2021. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79205.
Este estudo analisa a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência, partindo, inicialmente, dos contextos gerais da sua elaboração e das características de execução. A partir disso, a fundamentação teórica da pesquisa é constituída mediante a estrutura histórica do Estado brasileiro, de um sistema controlado de cima, cooptado, com pouca participação da sociedade, mas utilizado com bastante efetividade nas disputas eleitorais para garantir a continuação dos detentores do poder, influenciando as políticas públicas, conforme as carências imediatas governamentais. Logo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, direcionada aos Editais entre 2007 e 2020 da plataforma CAPES. Analisando-se os dados, a principal continuidade ocorreu na consolidação do programa enquanto política de Estado. Todavia, as descontinuidades efetivaram-se com bolsas sem reajustes, que foram progressivamente reduzidas, e incentivou-se a inserção de estudantes sem bolsa. Portanto, o problema da pesquisa objetiva responder qual foi a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência.
Palavras-chave : PIBID; Iniciação à docência; Política pública; Estado.