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Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SOUZA, Rodrigo Diego de. As lutas dos professores paranaenses entre os anos de 1988 e 2015 por condições de trabalho: conflitos e consensos, repressões e resistências. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80487.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80487.

Este artigo tem por objetivo contextualizar histórica e politicamente as lutas dos professores do Paraná, entre os anos de 1988 e 2015, por condições de trabalho. Os dados são oriundos da pesquisa documental e em registros fotográficos de jornais, foram analisados qualitativamente a partir do método do Materialismo Histórico e Dialético. As principais categorias de estudo e análise foram: Historicidade, Ideologia, Estado, Luta de Classes, Conflitos e Consensos, Repressões e Resistências docentes. Constatou-se que, nas fotografias e conteúdos jornalístico que remetem a 27 anos de lutas docentes, as contradições que permeiam a realidade são construídas historicamente e cumprem a função de naturalizar e formar um consenso na população, que mascara a irresponsabilidade do Estado e culpabiliza os professores nas lutas políticas por melhores condições de trabalho.

Palabras clave : Políticas Públicas em Educação; Valorização do Professor; Trabalho e Educação.

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