SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Stricto sensu academic production on municipal education plans 2015 - 2017: bibliometric surveyPROEJA evasion: the IFMT case - Campus Cuiabá author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

ALMEIDA, Gilzilene França  and  LOCATELLI, Cleomar. A gestão democrática nos Planos Municipais de Educação: compromissos e realizações dos municípios na região Norte do Tocantins. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80827.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80827.

O artigo trata da gestão democrática no âmbito educacional. O objetivo é analisar os Planos Municipais de Educação (PMEs) da região Norte do Tocantins, considerando a coerência com os planos nacional e estadual de educação, bem como suas especificidades e perspectivas de efetivação. O trabalho foi realizado mediante uma pesquisa documental e revisão bibliográfica. Os PMEs e seus respectivos relatórios de monitoramento constituíram-se na base principal para coleta e análise de dados. Constatou-se que a gestão democrática da educação, embora presente nos princípios, nas metas e estratégias de todos os planos municipais analisados, na sua essência, ainda não se tornou realidade. Os compromissos assumidos no planejamento indicam uma adesão genérica ao plano nacional, em grande parte sem conexão com a realidade local. Os gestores das unidades de ensino, majoritariamente, são escolhidos sem nenhum critério explícito, pelo chefe do poder executivo.

Keywords : Escola; Planejamento; Gestão democrática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )