SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A gestão democrática nos Planos Municipais de Educação: compromissos e realizações dos municípios na região Norte do TocantinsDesafios enfrentados pelos conselhos municipais no Brasil: uma revisão de literatura nas bases de dados da Capes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

COSTA FILHO, José Vinicius da; COSTA, José Vinicius da; GONCALVES-COSTA, Lyssa  e  OLIVEIRA, Ângela Santana de. Evasão do Proeja: o caso do IFMT - Campus Cuiabá. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80942.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80942.

Este artigo analisa a evasão do PROEJA no período de sua oferta no IFMT-Campus Cuiabá (2007 a 2014). A metodologia combina estatística descritiva e entrevistas semiestruturada realizadas com gestores, docentes e discentes evadidos. Principais achados: 1) os dados quantitativos coletados na instituição apontam uma evasão de 77% com menor acesso e permanência das mulheres, ademais, o maior abandono geral ocorre até o terceiro semestre; 2) as entrevistas semiestruturadas revelam uma evasão ocasionada por fatores de trabalho/emprego, questões pessoais e desnivelamento dos discentes, insuficiente capacitação e descompromisso de alguns docentes, despreparo e estrutura inadequada da instituição, executores do programa desconhecem a base legal, estágios com baixa remuneração, duas greves.

Palavras-chave : PROEJA; Evasão; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )