SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Challenges faced by municipal councils in Brazil: a literature review in Capes databasesTeaching illness in the municipal public education system of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

SILVA, Maria Cristina Mesquita da; RAMINHO, Edney Gomes  and  BRITO, Renato de Oliveira. A formação docente e o ensino de língua materna nos anos finais do ensino fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e81155.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81155.

Analisa-se, neste artigo, a partir de uma pesquisa documental qualitativa, os contextos atuais da formação de professores de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil, investigando especialmente os resultados de uma política brasileira de avaliação externa da Educação Básica (Saeb, 2019) e de mensuração da formação de professores, pelo Indicador de Formação de Professores (AFD, 2020). Do diálogo entre pensadores das Ciências da Educação e das Ciências da Linguagem e suas ressonâncias pelas análises dos dados, constata-se que são necessárias políticas oficiais cujas normativas determinem injuntivos à formação inicial do professor de Língua Portuguesa em consonância com a língua materna. Emana destes diálogos a necessidade de uma abordagem dos princípios dos multiletramentos e da multimodalidade linguística, constitutivos das multiculturas étnico-culturais nacionais e das inovações culturais na formação de professores nos cursos de Letras no Brasil.

Keywords : Formação docente; Língua Portuguesa; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )