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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SILVA, Maria Cristina Mesquita da; RAMINHO, Edney Gomes  e  BRITO, Renato de Oliveira. A formação docente e o ensino de língua materna nos anos finais do ensino fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e81155.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81155.

Analisa-se, neste artigo, a partir de uma pesquisa documental qualitativa, os contextos atuais da formação de professores de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil, investigando especialmente os resultados de uma política brasileira de avaliação externa da Educação Básica (Saeb, 2019) e de mensuração da formação de professores, pelo Indicador de Formação de Professores (AFD, 2020). Do diálogo entre pensadores das Ciências da Educação e das Ciências da Linguagem e suas ressonâncias pelas análises dos dados, constata-se que são necessárias políticas oficiais cujas normativas determinem injuntivos à formação inicial do professor de Língua Portuguesa em consonância com a língua materna. Emana destes diálogos a necessidade de uma abordagem dos princípios dos multiletramentos e da multimodalidade linguística, constitutivos das multiculturas étnico-culturais nacionais e das inovações culturais na formação de professores nos cursos de Letras no Brasil.

Palavras-chave : Formação docente; Língua Portuguesa; Ensino Fundamental.

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