SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Maintenance of the historic split between “nursery” and “pre-school” and the implications for the declaration and effectiveness of the right to education in the context of early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

VERHINE, Robert Evan  and  SOUZA, Ângelo Ricardo de. Compreendendo a Crise Recente na Pós-graduação Brasileira. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e83788.  Epub Apr 09, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83788.

O texto busca contribuir com as discussões no entorno da crise que se instalou na pós-graduação brasileira em 2021. O artigo faz uma recuperação histórica sobre a constituição da pós-graduação e, especialmente, de sua avaliação no Brasil, para, na sequência, apresentar e discutir os dois componentes da crise recente, analisando suas origens, repercussões e implicações. Tais elementos estão relacionados à destituição e recomposição do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES e à paralisação por força de ação judicial da Avaliação Quadrienal referente ao período 2017/2020. As conclusões mostram que esses dois aspectos são principalmente de natureza jurídica e, portanto, ao contrário do que comumente se supõe, podem não estar diretamente vinculados à postura anticientífica do regime de Bolsonaro.

Keywords : Pós-Graduação; CAPES; Política Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )