SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Mantenimiento de la división histórica entre “vivero” y “preescolar” y las implicaciones para la declaración y efectuación del derecho a la educación en el contexto de la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

VERHINE, Robert Evan  y  SOUZA, Ângelo Ricardo de. Compreendendo a Crise Recente na Pós-graduação Brasileira. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e83788.  Epub 09-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83788.

O texto busca contribuir com as discussões no entorno da crise que se instalou na pós-graduação brasileira em 2021. O artigo faz uma recuperação histórica sobre a constituição da pós-graduação e, especialmente, de sua avaliação no Brasil, para, na sequência, apresentar e discutir os dois componentes da crise recente, analisando suas origens, repercussões e implicações. Tais elementos estão relacionados à destituição e recomposição do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES e à paralisação por força de ação judicial da Avaliação Quadrienal referente ao período 2017/2020. As conclusões mostram que esses dois aspectos são principalmente de natureza jurídica e, portanto, ao contrário do que comumente se supõe, podem não estar diretamente vinculados à postura anticientífica do regime de Bolsonaro.

Palabras clave : Pós-Graduação; CAPES; Política Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )