SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A manutenção da cisão histórica entre “creche” e “pré-escola” e as implicações para a declaração e efetivação do direito à educação no contexto da educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

VERHINE, Robert Evan  e  SOUZA, Ângelo Ricardo de. Compreendendo a Crise Recente na Pós-graduação Brasileira. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e83788.  Epub 09-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83788.

O texto busca contribuir com as discussões no entorno da crise que se instalou na pós-graduação brasileira em 2021. O artigo faz uma recuperação histórica sobre a constituição da pós-graduação e, especialmente, de sua avaliação no Brasil, para, na sequência, apresentar e discutir os dois componentes da crise recente, analisando suas origens, repercussões e implicações. Tais elementos estão relacionados à destituição e recomposição do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES e à paralisação por força de ação judicial da Avaliação Quadrienal referente ao período 2017/2020. As conclusões mostram que esses dois aspectos são principalmente de natureza jurídica e, portanto, ao contrário do que comumente se supõe, podem não estar diretamente vinculados à postura anticientífica do regime de Bolsonaro.

Palavras-chave : Pós-Graduação; CAPES; Política Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )