SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A organização e ação do movimento empresarial Todos pela Educação durante a pandemia da COVID-19Atuação empresarial na educação pública em países da América Latina e a materialidade da disputa de hegemonia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

MARTINIS, Pablo López. Filantropia estratégica e educação. Notas baseadas num estudo de caso no Uruguai, Argentina e Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e82647.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82647.

O texto aborda uma forma específica de intervenção do sector empresarial privado na educação: o financiamento de experiências educativas. Com base nos processos globais descritos por Ball (2014), que consistem no desmantelamento da responsabilidade dos Estados nacionais pelo desenvolvimento da educação pública e a sua substituição por alternativas baseadas na lógica do mercado, o texto descreve formas de filantropia estratégica no Uruguai, Argentina e Brasil. Tomando como base a modalidade de "doações especiais" no Uruguai, através da qual o financiamento de projectos educacionais por empresas é estimulado através de isenções fiscais, a análise centra-se na empresa que doa a maior quantidade de recursos no Uruguai: Tenaris Global Services. Descreve a estrutura da empresa para promover os seus próprios projetos educativos, mostrando inicialmente as suas atividades no Uruguai, Argentina e Brasil. A partir da análise deste caso, pode ver-se como a empresa privada articula iniciativas que vão desde a cooperação com fundações localizadas na esfera privada até às secretarias municipais de educação. Como um todo, o documento pretende ser uma introdução a um corpo de investigação em desenvolvimento sobre a expansão de soluções de mercado para os problemas da educação pública e a sua ligação a formas de filantropia estratégica.

Palavras-chave : privatização; filantropia estratégica; Tenaris Global Services; educação pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )