SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Filantropia estratégica e educação. Notas baseadas num estudo de caso no Uruguai, Argentina e BrasilO Sistema de Ensino Aprende Brasil e o processo de privatização em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

CALDAS, Andrea do Rocio. Atuação empresarial na educação pública em países da América Latina e a materialidade da disputa de hegemonia. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80030.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80030.

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a atuação de organizações empresariais na educação pública no Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Venezuela e Chile, inscritas na relação público-privada na educação, no contexto mais recente. Para tanto, toma como referência o conjunto de investigações que vêm sendo realizadas pelo Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE/UFRGS), bem como, a análise de publicações das organizações empresariais nos seus sítios eletrônicos e na imprensa. As pesquisas nos países da América Latina têm apontado que a privatização ou influência do setor privado pode ocorrer de distintas formas, seja através da execução, através da venda de serviços ou da gestão das escolas, seja através da disputa de direção sobre os conteúdos da política educacional e das escolas, bem como, a influência na elaboração de leis e regulamentações nas casas legislativas. Entende-se este processo como parte da disputa de hegemonia de concepções de sociedade, com suas decorrências para os projetos educacionais.

Palavras-chave : Parceria público-privada na educação; Gestão Educacional; Política Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )