SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15The Aprende Brasil Teaching System and the privatization process in educationAlignment between private social investment and business: a field of action of the private sphere in the educational offer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

PERONIL, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel  and  VALIM, Paula de Lima. Neoliberalismo e Neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileira. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e82294.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82294.

O objetivo do artigo é analisar as implicações dos projetos neoliberal e neoconservador na formação da juventude brasileira, que atuam disputando o conteúdo da educação, especialmente na etapa do Ensino Médio como parte do movimento de correlação de forças que ocorre na sociedade pela disputa por projetos societários e de educação. O artigo traz argumentos sobre as particularidades do neoliberalismo (pós-crise de 2008) e suas relações com o neoconservadorismo, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado. Analisamos a proposta neoliberal de educação para o empreendedorismo e as propostas neoconservadoras do Escola sem Partido, militarização das escolas e homeschooling, como formas de materialização de seu projeto societário nas políticas de educação básica pública no Brasil, definindo seu conteúdo, com implicações para a construção de uma sociedade democrática e para a formação da juventude.

Keywords : Ensino Médio; política educacional; neoliberalismo; neoconservadorismo; juventude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )