SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15El Sistema de Ensino Aprende Brasil y el proceso de privatización en educaciónAlineación entre inversión social privada y empresa: un campo de acción del ámbito privado en la oferta educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

PERONIL, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel  y  VALIM, Paula de Lima. Neoliberalismo e Neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileira. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e82294.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82294.

O objetivo do artigo é analisar as implicações dos projetos neoliberal e neoconservador na formação da juventude brasileira, que atuam disputando o conteúdo da educação, especialmente na etapa do Ensino Médio como parte do movimento de correlação de forças que ocorre na sociedade pela disputa por projetos societários e de educação. O artigo traz argumentos sobre as particularidades do neoliberalismo (pós-crise de 2008) e suas relações com o neoconservadorismo, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado. Analisamos a proposta neoliberal de educação para o empreendedorismo e as propostas neoconservadoras do Escola sem Partido, militarização das escolas e homeschooling, como formas de materialização de seu projeto societário nas políticas de educação básica pública no Brasil, definindo seu conteúdo, com implicações para a construção de uma sociedade democrática e para a formação da juventude.

Palabras clave : Ensino Médio; política educacional; neoliberalismo; neoconservadorismo; juventude.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )