SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Neoliberalismo y Neoconservadurismo en políticas educativas para la formación de la juventud brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de  y  PIRES, Daniela de Oliveira. Alinhamento entre investimento social privado e negócios: um campo de atuação da esfera privada na oferta educacional. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e82585.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82585.

Neste artigo, considerando a redefinição do papel do Estado e o redimensionamento das relações entre o público e o privado a partir dos anos de 1990, que tem por fundamento o deslocamento de grande parte da execução das políticas sociais do Estado para grupos do terceiro setor, para empresas e para fundações e institutos empresariais que tenham o interesse em prestar serviços sociais em colaboração com a aparelhagem estatal, exploraremos o alinhamento entre o investimento social privado na educação e os negócios. Recuperamos a legislação brasileira que regulamenta as parcerias e o debate fomentado pelas empresas e pelas ONGs, no sentido de evidenciar o estímulo do investimento social empresarial e associá-lo ao negócio, revelando uma nova configuração e lógica de ações de ajuda. Destacaremos, por meio do mapeamento das produções científicas sobre o assunto, seus impactos para a educação pública e sua consonância com a nova lógica de expansão do capital.

Palabras clave : Parceria público-privada; Investimentos Sociais; Negócios.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )