SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Neoliberalismo e Neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de  e  PIRES, Daniela de Oliveira. Alinhamento entre investimento social privado e negócios: um campo de atuação da esfera privada na oferta educacional. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e82585.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82585.

Neste artigo, considerando a redefinição do papel do Estado e o redimensionamento das relações entre o público e o privado a partir dos anos de 1990, que tem por fundamento o deslocamento de grande parte da execução das políticas sociais do Estado para grupos do terceiro setor, para empresas e para fundações e institutos empresariais que tenham o interesse em prestar serviços sociais em colaboração com a aparelhagem estatal, exploraremos o alinhamento entre o investimento social privado na educação e os negócios. Recuperamos a legislação brasileira que regulamenta as parcerias e o debate fomentado pelas empresas e pelas ONGs, no sentido de evidenciar o estímulo do investimento social empresarial e associá-lo ao negócio, revelando uma nova configuração e lógica de ações de ajuda. Destacaremos, por meio do mapeamento das produções científicas sobre o assunto, seus impactos para a educação pública e sua consonância com a nova lógica de expansão do capital.

Palavras-chave : Parceria público-privada; Investimentos Sociais; Negócios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )