SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La formación del profesorado en los primeros años de escolaridad: un estudio comparativo entre Argentina, Brasil y ParaguayEstructura y funcionamiento de la educación básica: un estudio comparativo entre Brasil y Cuba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

MONTIEL, Larissa Wayhs Trein; CARVALHO, Patrícia da Silva  y  ALMEIDA, Roseli Maria Rosa de. A profissionalização docente no município de Mundo Novo – MS. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e83104.  Epub 09-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83104.

A primeira etapa da educação básica, a educação infantil, ao longo da história, passou por períodos de transformações. Estas alterações tiveram impactos para a formação dos profissionais que trabalham com crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Naviraí, em 2020. A temática aborda o processo de profissionalização docente em um município do sul do estado de MS, Mundo Novo, que faz fronteira com o Paraguai. O trabalho foi desenvolvido em dois centros de educação infantil e objetivou analisar o direito à educação de crianças dos berçários e maternais, com profissionais que atuam com essa faixa etária. A metodologia da pesquisa se deu por meio da análise de documentos como o Plano Municipal de Educação de Mundo Novo (PMEMN), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394 de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI de 2010, além de entrevistas semiestruturadas com as profissionais que atuam nas instituições com e sem formação. O trabalho evidenciou que a exigência de uma formação mínima necessária para os profissionais que atuam nos berçários e maternais é uma questão latente ainda atualmente, o que gera conflitos entre as monitoras, atendentes e professoras das instituições de educação infantil.

Palabras clave : Legislação; Formação Docente; Direito à Educação; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )