SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Estrutura e funcionamento da educação básica: um estudo comparado entre Brasil e CubaPrivatización de la gestión escolar en Chile: El caso del Proyecto Educativo Institucional (PEI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

GIMENES, Pamela Caetano; CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas  e  CAMPOS, Míria Izabel. Gestão educacional Brasil-Paraguai: concepções de políticas educacionais. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e83192.  Epub 09-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83192.

Este artigo objetivou apreender quais as concepções de políticas educacionais que a normatização principal que gere a educação do Brasil e do Paraguai apresenta. Para tanto, buscamos elucidar a seguinte questão norteadora: qual concepção de gestão a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 do Brasil, e a Lei Geral da Educação de 1998 do Paraguai apresentam? Desta feita, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, tendo com fontes principais a LDB/1996 e a LGE/1998. Ao decorrer da discussão e, baseando-se na literatura educacional, consideramos que a concepção de gestão que a legislação das políticas educacionais do Brasil e do Paraguai apresentam pode ser entendida como híbrida, porque elas destacam a gestão democrática e a participação, porém, abordam diversas características da gestão gerencial como características de gestão democrática. Neste sentido, a gestão gerencial vem assumindo inciativas privadas no âmbito da gestão pública nas sociedades latino- americanas desde as reformas educacionais legitimadas nos espaços legais. Cabe salientar que há um retrocesso em relação à efetivação da participação e da gestão democrática, principalmente quanto aos mecanismos de sua efetivação e pela influência das diretrizes internacionais nas políticas de educação desses países.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Concepção de Gestão; Estado Gerencial; Democracia; Participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )