SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Gestão educacional Brasil-Paraguai: concepções de políticas educacionaisConcepções de gestão educacional nos países da América Latina: Brasil e Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

ALARCON-LEIVA, Jorge  e  GOTELLI-ALVIAL, Catalina. Privatización de la gestión escolar en Chile: El caso del Proyecto Educativo Institucional (PEI). J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e83257.  Epub 09-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83257.

O artigo constitui uma reflexão a partir das evidências coletadas nos últimos anos na pós-graduação de alunos do Magister en Educación Basada en Competencias da Universidade de Talca, referindo-se às possibilidades e desafios da gestão escolar a partir de Projetos Educacionais Institucionais (PEI). Em particular, em relação à importância do PEI como instrumento de execução da política educacional chilena. Nesse contexto, o texto dá conta das características que constituem o PEI e a forma como a legislação chilena vem promovendo sua utilização em estabelecimentos públicos e privados com financiamento público. Gerou-se a hipótese de que o PEI é um instrumento de privatização da educação pública chilena, ao introduzir esse dispositivo como forma de articular e dar conteúdo à constituição de comunidades de escolas privadas.

Palavras-chave : Projeto Educacional Institucional; Dispositivo; Neoliberal; Gestão Escolar; Docentes diretivos e Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )