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Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
SANTOS, Ana Lucia Felix dos; ARAUJO, Alexandre Viana; MELO, Danila Vieira de e NASCIMENTO, Kysy Taysa Ferreira do. Política de avaliação educacional em Pernambuco e a influência do IDEPE. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e83258. Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.83258.
Tomando a avaliação educacional e os indicadores sintéticos como foco, o presente texto é fruto de uma pesquisa realizada no estado de Pernambuco (PE) cuja política educacional articula avaliação dos estudantes, metas para as escolas, pautadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco - IDEPE, e Bônus de Desenvolvimento Educacional (BDE). O estudo analisou o discurso de professores e gestores de escolas estaduais acerca das influências do IDEPE no cotidiano escolar. Os resultados revelaram que, em se tratando de uma política que envolve um indicador sintético, PE apresenta especificidades, pois os sujeitos passam a trabalhar em função dos resultados do IDEPE e do recebimento do BDE. Mais que apontar tendências, o Índice atua diretamente no cotidiano das escolas com consequências objetivas (recebimento ou não do BDE) e subjetivas (sentimentos de sucesso/fracasso pelos sujeitos; competição; meritocracia).
Palavras-chave : Política educacional; Avaliação Educacional; Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).