SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16“¡Es muy triste, hombre, ver a un niño no entrar por 100g!”: Decisiones discrecionales en la implementación de una política intersectorial para combatir el hambre.Indicadores en la asistencia al estudiante: ¿Qué ‘Dice’ la literatura? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

CARDOSO, Paôla Fortunato  y  MELO, Lúcia de Fátima. A política de bonificação e responsabilização educacional no município de Rio Branco/Acre: Prêmio pela Elevação da Qualidade da Aprendizagem. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e83559.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.83559.

O artigo apresenta resultados de pesquisa da dissertação de mestrado em educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC), desenvolvida de 2017 a 2019, que teve como foco a política de bonificação materializada por meio do Prêmio pela Elevação da Qualidade da Aprendizagem (PEQ) concedido aos profissionais da rede municipal de Ensino de Rio Branco/Acre. A pesquisa teve como referência estudos bibliográficos, ancorados principalmente em Ball (2010), Brooke (2006, 2008), Freitas (2012, 2013), Oliveira (2013), Jacomini e Penna (2016) e Shiroma e Evangelista (2011), análise documental e pesquisa empírica. Os resultados da pesquisa indicam que a política de bônus, efetivada mediante o PEQ, é entendida por parte dos professores como uma motivação ao seu trabalho, contudo, também é vista como algo que, além de sobrecarregar o docente com a responsabilidade de resultados quantitativos da aprendizagem, regula o exercício da profissão, retirando a sua autonomia.

Palabras clave : Responsabilização educacional; Política de bônus; Trabalho docente; Rede pública do município de Rio Branco/Acre.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )