SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16The Process of Re-Accreditation of a Government School and their Institutional Arrangements: an Analysis of PDINew Common National Matrix of Competencies of the Principal: the work of the school principal the work of the school principal under review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; SILVA, Edileuza Fernandes  and  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Ciclos de aprendizagem no Distrito Federal: O fluxo escolar no período de 2014 a 2019. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e83723.  Epub May 30, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.83723.

Em 2005, o Distrito Federal (DF) iniciou a implantação do sistema de ciclos de aprendizagem. Em 2017, a implementação passou a ser obrigatória em todo o Ensino Fundamental como previsto no Plano Distrital de Educação (2015-2024), meta 2. Essa realidade suscita o questionamento “houve alteração do fluxo escolar após a implantação do ciclo nos Anos Iniciais e Finais em escolas públicas do DF no período de 2014 a 2019?”. Assim, este artigo objetiva analisar o sistema de ciclos de aprendizagem do Ensino Fundamental no DF para compreender suas implicações no fluxo escolar. De abordagem qualitativa, descritivo-analítica a discussão se dá pelos dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referente ao DF. Os resultados indicam que a mudança da lógica seriada para a ciclada alterou as taxas de retenção que passaram de 12,7% em 2014 para 6,7% em 2019 e a distorção idadesérie/ano foi de 22,4% em 2014 para 18,4% em 2019. No entanto, apesar da redução de 6 pontos percentuais na retenção, a distorção idade-série/ano é preocupante, podendo sinalizar fragilidades na aprendizagem, corroborando a internalização da exclusão nas escolas.

Keywords : Educação; ciclos de aprendizagem; fluxo escolar; distorção idade-série/ano; internalização da exclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )