SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Contornos neoliberales en el nuevo SaebLa política de bonificación del magisterio público estadual de Acre en el contexto de las reformas educacionales (1999-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

PEREA, Nayane Moreno  y  RAMOS, Géssica Priscila. A implantação do Programa Creche Escola em Araraquara/SP: entre limites e possibilidades. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e84624.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.84624.

O Creche Escola é um programa paulista focado na educação infantil, para financiamento de unidades para municípios parceiros. Este artigo analisa sua implantação local, a partir do caso do município de Araraquara/SP e baseado em pesquisa documental e de campo - com entrevistas semiestruturadas. Verificou que o estado de São Paulo oferece verbas e um projeto arquitetônico a ser executado (ao menor custo) pela localidade, mas este se contrasta com a concepção municipal de educação infantil. Assim, após a construção da unidade, o município precisou adaptá-lo estruturalmente para lhe integrar à sua concepção educacional.

Palabras clave : Programa Creche Escola; Política Educacional Paulista; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )