SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Trayectorias escolares y segregación socioespacial em Curitiba: un análisis sobre los estudiantes vinculados al Programa Bolsa FamíliaPolítica del impredecible: la intersectorialidad en la implementación de acciones en la Educación Preescolar durante la pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

KAMPF, Roni Monteiro  y  COSTA, Gilvan Luiz Machado. Gestão democrática nas escolas brasileiras e Plano Nacional de Educação: desafios do tempo presente. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e85485.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.85485.

O presente artigo buscou apontar desafios que emergem da gestão democrática da educação pública no Brasil. Para entendê-lo, percorreu os marcos legais vigentes, aspectos históricos, políticos e sociais e indicadores educacionais. O Plano Nacional de Educação em vigor e o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação do ano de 2020 foram utilizados como material de investigação. Outras fontes de estudo complementaram a pesquisa, cuja natureza é teórica. O estudo procurou compreender o assunto a partir de uma perspectiva dialética, sem perder de vista possíveis soluções para os desafios encontrados. Algumas soluções são apontadas, apesar da consciência de que elas devem ser construídas, sempre que possível, coletivamente. A gestão democrática da educação pública é, assim, um grande desafio a ser superado através do envolvimento e da participação da sociedade e da organização de todo o Estado brasileiro.

Palabras clave : gestão democrática; escola pública; educação básica; conselhos escolares; participação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )