SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La evasión en la Educación a Distancia (ED) y sus interfaces con la democratización del acceso y la intensificación de las desigualdadesPercepción de los estudiantes que desertaron de la educación universitaria: diferentes perspectivas sobre el impacto de los factores de deserción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

NASCIMENTO, Caio Cesar Silva. Análise da trajetória histórica da educação de jovens e adultos nas políticas educacionais brasileiras. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87074.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87074.

Este trabalho traz análises acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) visando refletir sobre a historicidade das políticas educacionais direcionadas à modalidade. Abordam-se os avanços da EJA oriundos de lutas de movimentos sociais, de debates com organismos internacionais e do processo de redemocratização. Não obstante, discute-se acerca do avanço neoliberal e dos retrocessos nos direitos sociais, nos quais se implicam as políticas educacionais. Como analisadas nesta pesquisa, nota-se que algumas políticas se reafirmam no campo progressista com devido engajamento com a educação popular e a formação integral dos sujeitos, enquanto outras, possuem características neoliberais com discursos de reestruturação e reformas.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )