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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

NASCIMENTO, Caio Cesar Silva. Análise da trajetória histórica da educação de jovens e adultos nas políticas educacionais brasileiras. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87074.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87074.

Este trabalho traz análises acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) visando refletir sobre a historicidade das políticas educacionais direcionadas à modalidade. Abordam-se os avanços da EJA oriundos de lutas de movimentos sociais, de debates com organismos internacionais e do processo de redemocratização. Não obstante, discute-se acerca do avanço neoliberal e dos retrocessos nos direitos sociais, nos quais se implicam as políticas educacionais. Como analisadas nesta pesquisa, nota-se que algumas políticas se reafirmam no campo progressista com devido engajamento com a educação popular e a formação integral dos sujeitos, enquanto outras, possuem características neoliberais com discursos de reestruturação e reformas.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos; Educação Básica.

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