SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Perception of students who dropped out of higher education: different perspectives on the impact of dropout factorsThe teaching valuation in the light of the decisions of the Federal Supreme Court the Right Action of Unconstitutionality n.º 4.167/2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

TAMIAO, Cecilia Teresinha Miranda  and  MACHADO, Cristiane. O que revela a produção acadêmica nacional sobre a formação do diretor escolar?. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87161.  Epub May 30, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87161.

Considerando as transformações sociais, políticas e econômicas e as mudanças no papel e perfil do diretor escolar, este artigo objetiva sistematizar a produção acadêmica sobre formação de diretores escolares e explorar possíveis contribuições de teses de doutorado para o debate da área. O estudo se enquadra na metodologia do Estado da Questão. O levantamento, realizado entre outubro e novembro de 2020, nos repositórios da CAPES e da BDTD, localizou 333 trabalhos acadêmicos entre dissertações e teses. Excluídas as duplicidades e descartados trabalhos acadêmicos que não correspondiam diretamente a temática, com base na leitura dos títulos e resumos, chegou-se a 36 trabalhos, sendo 10 teses de doutorado e 26 dissertações de mestrado. Com base na leitura na íntegra de 9 teses o estudo conclui: há evidências de falta de planejamento de uma política pública para a formação continuada dos diretores escolares; nos relatos, as demandas administrativas consomem os diretores e pouco resta para o pedagógico; a gestão democrática é um difícil processo a ser construído e consolidado por todos que atuam na escola e a concepção gerencialista de gestão da educação escolar é fortemente identificada nas ações formativas investigadas nas teses.

Keywords : Diretor escolar; Estado da questão; Gerencialismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )