SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Programa de Aprendizaje: un estudio sobre sus participantesUsos y finalidades del Ideb en los municipios del Nordeste a partir del cuestionario contextual Saeb (2019) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

GOMES, Roberta Mirnas de Oliveira; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares  y  MEDEIROS, Emerson Augusto de. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO em tessitura de ressignificação no contexto da prática. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87560.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87560.

O presente artigo propõe compreender a atuação e a ressignificação do PROINFO no contexto da prática docente. O escopo principal dessa política volta-se à inserção e apropriação, na escola pública, dos artefatos tecnológicos que estruturam a sociedade conectada às redes digitais. Em meio a compreensão de que políticas não são meramente implementadas, mas colocadas em ação por sujeitos possuidores de convicções e interesses próprios. Sob a luz da teoria da atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), propomos perceber a política do PROINFO atuada no contexto da prática. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de duas escolas públicas beneficiadas pelos laboratórios de informática do programa. Os resultados apontam que o PROINFO é encenado diante de circunstâncias que desafiam as ações dos docentes. A desatualização e número insuficiente de computadores para atender os alunos, bem como a desassistência pedagógica e técnica dificultam as atividades propostas no contexto da prática.

Palabras clave : PROINFO; Atuação docente; Contexto da prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )