SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16El Programa Nacional de Tecnología Educativa - PROINFO en tessitura de resignificación en el contexto de la prácticaEducación especial en los cursos iniciales de formación docente del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Sureste de Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

COSTA, Anderson Gonçalves  y  VIDAL, Eloisa Maia. Usos e finalidades do Ideb nos municípios do Nordeste a partir do questionário contextual do Saeb (2019). J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87771.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87771.

O artigo analisa os usos e as finalidades do Ideb nos municípios da região Nordeste com base nas respostas de 1.743 secretários(as) municipais da educação que responderam ao questionário aplicado no Saeb em 2019. Procurou-se observar se o Ideb reorientou as práticas de avaliação e contribuiu para a instituição de políticas de responsabilização educacional nas redes municipais da região. De natureza quantitativa e abordagem descritiva, as respostas foram analisadas com enfoque nos usos pedagógicos e políticos do Ideb, estes últimos em associação a políticas de responsabilização educacional. Observou-se o fortalecimento de uma cultura de avaliação em âmbito municipal, com formas de utilização compartilhadas pela ampla maioria dos municípios; maior incidência sobre o monitoramento das escolas e o estabelecimento de metas de desempenho; e menor incidência em estratégias de responsabilização forte, com impacto material sobre as escolas e os profissionais da educação.

Palabras clave : Ideb; Responsabilização educacional; Cultura de avaliação; Nordeste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )