SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO em tessitura de ressignificação no contexto da práticaA educação especial nos cursos de formação inicial docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

COSTA, Anderson Gonçalves  e  VIDAL, Eloisa Maia. Usos e finalidades do Ideb nos municípios do Nordeste a partir do questionário contextual do Saeb (2019). J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87771.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87771.

O artigo analisa os usos e as finalidades do Ideb nos municípios da região Nordeste com base nas respostas de 1.743 secretários(as) municipais da educação que responderam ao questionário aplicado no Saeb em 2019. Procurou-se observar se o Ideb reorientou as práticas de avaliação e contribuiu para a instituição de políticas de responsabilização educacional nas redes municipais da região. De natureza quantitativa e abordagem descritiva, as respostas foram analisadas com enfoque nos usos pedagógicos e políticos do Ideb, estes últimos em associação a políticas de responsabilização educacional. Observou-se o fortalecimento de uma cultura de avaliação em âmbito municipal, com formas de utilização compartilhadas pela ampla maioria dos municípios; maior incidência sobre o monitoramento das escolas e o estabelecimento de metas de desempenho; e menor incidência em estratégias de responsabilização forte, com impacto material sobre as escolas e os profissionais da educação.

Palavras-chave : Ideb; Responsabilização educacional; Cultura de avaliação; Nordeste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )