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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

GALASSO, Bruno  e  ANDRADE, Jessica. A educação especial nos cursos de formação inicial docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87795.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87795.

Nos últimos anos houve significativo crescimento de pessoas com deficiência matriculadas no ensino regular, destacando a importância da formação docente inicial e continuada para a educação especial. Nesse contexto, o trabalho objetiva investigar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG) – Campus Barbacena está desenvolvendo a formação inicial docente para atuação com alunos público-alvo da Educação Especial em salas de aulas regulares. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada por meio de investigação documental e bibliográfica, analisando os Projetos Pedagógicos de Curso, às matrizes curriculares e as ementas dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física e Química, disponibilizadas pelo sítio oficial da instituição. Os resultados apontam que o ensino da educação especial está presente, porém ocupa um lugar restrito na formação. Sobre a quantidade de disciplinas ofertadas, a pesquisa evidencia que as ofertas não são suficientes para proporcionarem uma visão aos graduandos sobre o papel que irão desenvolver frente ao alunado com necessidades especiais. Concluímos que é fundamental a Instituição repensar o currículo dos cursos de Licenciatura para favorecer uma formação docente voltada para atuação com alunos público-alvo da Educação Especial em salas de aulas regulares.

Palavras-chave : Educação especial; Formação inicial; Currículo.

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