SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Special education in the initial teacher training courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas GeraisRecontextualization Processes: subsidies for a critical analysis of curriculum policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

DUARTE, Pedro; MOREIRA, Ana Isabel  and  ALVES, Luís Alberto. Políticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugal. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87808.  Epub May 30, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87808.

A partir de uma análise comparativa entre o Decreto-Lei n.º 43/2007 e o Decreto-Lei n.º 79/2014, pretendemos explicitar as mais recentes políticas educativo-curriculares portuguesas no que concerne à formação inicial de professores de História/Estudo do Meio. Num presente de constantes incertezas, de profissionais em falta nas escolas, de desarticulações entre as exigências dos contextos e a formação inicial proporcionada, afigurou-se como pertinente pensar sobre as circunstâncias prévias ao exercício da profissão docente. A leitura dos documentos normativos que, após o Processo de Bolonha (1999), enquadraram juridicamente os cursos de formação inicial de professores permitiu-nos um estudo qualitativo focado nas opções curriculares subjacentes às matrizes dos mesmos, nas concepções de docência perfilhadas, no discurso ali considerado e seus (eventuais) sentidos. Como resultados preliminares, percebemos uma tendência de valorização das dimensões mais técnicas da profissão em detrimento dos domínios mais abrangentes da reflexão pedagógica. Além disso, notamos a necessidade de contrariar uma formação inicial ‘menos rigorosa’, porquanto tal pode significar certa desvalorização da função docente

Keywords : políticas educativas; currículo; formação docente; História/Estudo do Meio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )