SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Educational-curricular policies in initial teacher education: the case of History teaching in PortugalStudent ombudsmen as a new instrument of democratic school management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

SILVEIRA, Éder da Silva; SILVA, Monica Ribeiro da  and  OLIVEIRA, Adriana Martins de. Processos de Recontextualização: subsídios para uma análise crítica de políticas curriculares. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87821.  Epub May 30, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87821.

O artigo origina-se de reflexões acerca do uso do conceito de recontextualização desenvolvido por Basil Bernstein (1924-2000) para análises de processos de implementação de políticas curriculares. Pretende-se apresentar aspectos teóricos e metodológicos que sirvam como subsídios para pesquisas nesse campo. Busca-se sistematizar os principais elementos estruturantes do conceito, dando especial ênfase aos procedimentos metodológicos e aos cuidados exigidos no processo de análise na utilização dessa abordagem.

Keywords : Recontextualização; Basil Bernstein; Políticas Educacionais; Políticas Curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )