SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Políticas educativo-curriculares en la formación inicial del profesorado: el caso de la enseñanza de la Historia en PortugalEl defensor del estudiante como nuevo instrumento de gestión escolar democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SILVEIRA, Éder da Silva; SILVA, Monica Ribeiro da  y  OLIVEIRA, Adriana Martins de. Processos de Recontextualização: subsídios para uma análise crítica de políticas curriculares. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87821.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87821.

O artigo origina-se de reflexões acerca do uso do conceito de recontextualização desenvolvido por Basil Bernstein (1924-2000) para análises de processos de implementação de políticas curriculares. Pretende-se apresentar aspectos teóricos e metodológicos que sirvam como subsídios para pesquisas nesse campo. Busca-se sistematizar os principais elementos estruturantes do conceito, dando especial ênfase aos procedimentos metodológicos e aos cuidados exigidos no processo de análise na utilização dessa abordagem.

Palabras clave : Recontextualização; Basil Bernstein; Políticas Educacionais; Políticas Curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )