SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16El proceso de elección de los directores de los Centros Municipales de Educación Infantil de la Red Municipal de Enseñanza de Curitiba - PREl Programa Nacional de libro de texto del Campo: Análisis del libro de texto saberes e fazeres del campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

FLORES, Tânia Maria Dantas  y  FONSECA, Dora Maria Ramos. PROEJA e inclusão: uma leitura à luz do pós-fundacionalismo e da pósdemocracia. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87996.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87996.

Um dos objetivos da política Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é incluir o coletivo da Educação de Jovens e Adultos EJA no sistema educativo e formativo para elevação da escolaridade com profissionalização técnica. Apresenta-se e discute-se especialmente a categoria conclusão e os fatores que comprometem a inclusão anunciada no âmbito da política pública PROEJA. O processo metodológico adotado foi o da metanálise qualitativa dos trabalhos produzidos por investigadores brasileiros – corpus empírico, sobre o PROEJA no estado da Bahia, Brasil, publicados no período de 2010 a 2017. O estudo revela que apesar do discurso político-normativo apontar para processos de inclusão, o contexto da operacionalização da política não efetiva o propósito expresso. À luz das lentes do pós-fundacionalismo e da pós-democracia realiza-se uma leitura a partir dos dados extraídos e metanalisados do corpus empírico com especial enfoque na conclusão dos cursos realizados no âmbito do PROEJA e percebem-se as discrepâncias entre o anunciado e o concretizado. O desenvolvimento da política revela um espaço democraticamente limitado e o abismo entre o nível ontológico e o nível ôntico.

Palabras clave : PROEJA; Educação de Jovens e Adultos; Inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )