SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16PROEJA e inclusión: una lectura a la luz del postfundalismo y la postdemocraciaPolíticas institucionales para la evaluación de egresados en Instituciones de Educación Superior de América del Norte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

KNOPF, Jurema de Fatima. O Programa Nacional do Livro Didático do Campo: Análise do livro didático saberes e fazeres do campo. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e88328.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.e88328.

O estudo apresenta apontamentos sobre o livro Didático do campo distribuído por meio do Programa Nacional de Livro Didático – PNLD Campo, em específico do livro da coletânea Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo dos anos iniciais do ensino fundamental. A Educação do Campo é reconhecida como uma modalidade educacional e se articula à luta por políticas públicas na educação e no âmbito do trabalho do campo. Esta modalidade demanda material didático apropriado que dialogue com as formas de trabalho e vida no campo. Objetiva-se discutir a concepção de educação do campo e de sujeitos do campo presente no livro didático desta coletânea e a as relações entre os conteúdos e o ensino proposto no livro didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de estudo bibliográfico explorou os conceitos de educação do campo, livro didático e analisou o livro da coleção Girassol. Entende-se que o livro didático é um instrumento para a organização do ensino nas escolas do campo e que o diálogo com a concepção de educação contribui para que os estudantes compreendam o contexto de vida que fazem parte.

Palabras clave : Educação do Campo; Políticas Públicas; Especificidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )