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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

KNOPF, Jurema de Fatima. O Programa Nacional do Livro Didático do Campo: Análise do livro didático saberes e fazeres do campo. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e88328.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.e88328.

O estudo apresenta apontamentos sobre o livro Didático do campo distribuído por meio do Programa Nacional de Livro Didático – PNLD Campo, em específico do livro da coletânea Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo dos anos iniciais do ensino fundamental. A Educação do Campo é reconhecida como uma modalidade educacional e se articula à luta por políticas públicas na educação e no âmbito do trabalho do campo. Esta modalidade demanda material didático apropriado que dialogue com as formas de trabalho e vida no campo. Objetiva-se discutir a concepção de educação do campo e de sujeitos do campo presente no livro didático desta coletânea e a as relações entre os conteúdos e o ensino proposto no livro didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de estudo bibliográfico explorou os conceitos de educação do campo, livro didático e analisou o livro da coleção Girassol. Entende-se que o livro didático é um instrumento para a organização do ensino nas escolas do campo e que o diálogo com a concepção de educação contribui para que os estudantes compreendam o contexto de vida que fazem parte.

Palavras-chave : Educação do Campo; Políticas Públicas; Especificidades.

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