SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17La gestión compartida de los servicios educativos a través de consorcios públicos: el caso de CiedeparReflexiones sobre la evaluación a gran escala en el segundo año de Educación Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

BRAGA, Daniel Santos; SILVA, Débora Cristina Alves da  y  DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Organismos multilaterais e instrumentos de regulação transnacional de políticas educacionais: regulação por resultados na América Latina. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89413.  Epub 11-Oct-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89413.

O artigo aborda os instrumentos de regulação transnacional de educação e analisa as métricas utilizadas em estudo comparado de condições de oferta das escolas. O objeto de análise foram os relatórios do projeta School Resources Review da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico -OCDE, de três países latino-americanos signatários do programa: Uruguai, Chile e Colômbia. À luz da teoria da ação pública, foi realizado estudo documental nas diretrizes da OCDE para esses países. A hipótese é que ao estabelecer métricas para um estudo comparado, os relatórios também expõem padrões desejáveis de condições de oferta para diferentes países. Dessa forma, a assessoria política prestada pelo projeto atua no sentido de estabelecer uma padronização de procedimentos, para que os países com piores desempenhos executem ações específicas de gestão, que, supostamente, aproximá-los-ia daqueles com resultados mais exitosos.

Palabras clave : Políticas de Educação; Regulação transnacional; Instrumentos de ação pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )