SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Multilateral organizations and instruments of transnational regulation of educational policies: regulation by results in Latin AmericaPublic education under threat: the dangers of the mercantilist race in distance learning in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

COSTA PEREIRA, Cátia Maria Machado da  and  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Reflexões sobre a Avaliação em Larga Escala do 2º Ano do Ensino Fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89739.  Epub Oct 11, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89739.

Neste artigo, analisa-se a opinião dos professores acerca da avaliação aplicada para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e em relação a essa avaliação influenciar, de alguma forma, a prática pedagógica no período que antecedeu a sua aplicação em 2019. A investigação adotou o questionário online com perguntas abertas e entrevistas por videoconferência. As respostas apontaram indícios de ter havido influência dessa avaliação na prática pedagógica em 2019, todavia compreendida no sentido de familiarizar os estudantes com os termos do teste cognitivo. Conclui-se que ainda é cedo para se fazer afirmações consistentes sobre a qualidade e a intensidade da influência dessa avaliação na prática pedagógica.

Keywords : Avaliação em larga escala; Prática pedagógica; Accountability; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )