SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Organismos multilaterais e instrumentos de regulação transnacional de políticas educacionais: regulação por resultados na América LatinaA educação pública sob ameaça: os perigos da corrida mercantilista na educação superior a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

COSTA PEREIRA, Cátia Maria Machado da  e  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Reflexões sobre a Avaliação em Larga Escala do 2º Ano do Ensino Fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89739.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89739.

Neste artigo, analisa-se a opinião dos professores acerca da avaliação aplicada para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e em relação a essa avaliação influenciar, de alguma forma, a prática pedagógica no período que antecedeu a sua aplicação em 2019. A investigação adotou o questionário online com perguntas abertas e entrevistas por videoconferência. As respostas apontaram indícios de ter havido influência dessa avaliação na prática pedagógica em 2019, todavia compreendida no sentido de familiarizar os estudantes com os termos do teste cognitivo. Conclui-se que ainda é cedo para se fazer afirmações consistentes sobre a qualidade e a intensidade da influência dessa avaliação na prática pedagógica.

Palavras-chave : Avaliação em larga escala; Prática pedagógica; Accountability; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )