SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Monitoreo y evaluación de los planes de educación: desafíos a los consejos de educaciónLa Formación Continua En El Nivel Stricto Sensu: Principios Y Elementos De Una Propuesta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

CAMPOS, Rosânia; LIMA, Iana Gomes de  y  RIBEIRO, Camila Schlickmann. “Não tenho interesse no tema e discordo de tal concepção ideológica”: a cruzada moral anti-gênero e os ecos (neo)conservadores nos debates de gênero no campo da educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89496.  Epub 11-Oct-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.x89496.

Este artigo objetiva analisar o avanço das ondas (neo)conservadoras na América Latina e as repercussões no campo da educação no Brasil. De início, traçou-se brevemente a influência estadunidense nos países de capitalismo periférico e seu enlace com o crescimento do ementário religioso. Em seguida, analisou-se alguns dos principais movimentos que defendem a manutenção da família tradicional e os seus desdobramentos legais. Por fim, refletiu-se sobre alguns impactos da ofensiva anti-gênero no campo da educação. O trabalho possui natureza qualitativa, com a análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Plano Nacional de Educação (PNE), Projetos de Lei (PL) e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n.º 457. Conclui-se que as ondas (neo)conservadoras se capilarizaram na América Latina junto ao forte investimento religioso na difusão de seus valores morais e, no Brasil, esse movimento têm atuado nos poderes legislativo, executivo e judiciário e tensionado o campo da educação.

Palabras clave : Educação; Gênero; Neoconservadorismo; Ideologia; Família tradicional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )