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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

OLIVEIRA, Dayse Kelly Barreiros de  e  MOURA, Ellen Michelle Barbosa de. Formação Continuada De Professores No Nível Stricto Sensu: Os Princípios E Elementos De Uma Proposta. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89889.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89889.

O artigo objetiva estabelecer princípios e elementos básicos para constituir uma proposta de formação continuada no nível stricto sensu para professores da educação básica. A metodologia foi a revisão de literatura específica. Como considerações, o trabalho sinaliza uma proposta de formação, na perspectiva histórico crítica, que tem como princípios basilares a práxis e a pesquisa por meio dos elementos: professor como intelectual, articulação entre conhecimento universitário e escolar, sólida formação teórica-metodológica, trabalho docente e valorização docente. A proposta considera as múltiplas determinações e suas implicações na constituição dos sujeitos. Além da possibilidade de vivências ancoradas numa perspectiva emancipatória, em que as relações universidade e escola sejam horizontalizadas e éticas, podendo significar a garantia de processo formativo de intelectuais orgânicos.

Palavras-chave : Formação de professores; Formação continuada; Pós-graduação stricto sensu; Educação básica.

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