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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

MINHOTO, Maria Angélica Pedra  e  SANTOS, Saulo Monteiro dos. Formação docente em cursos EAD de instituições privadas: implicações aos cursinhos populares. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e90138.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.v17i0.90138.

Neste artigo, apresentamos a ampliação da Educação a Distância (EaD) no âmbito da Educação Superior e como ela tende a aprofundar a pseudoformação de licenciandos, modificando a formação docente em acordo com o princípio da concorrência mercantil – princípio fundante da liberdade no neoliberalismo -, cuja lógica se generalizou para todas as esferas sociais, incluindo a Educação. Nessa direção, investigamos as possíveis consequências da tendência de pseudoformação frente às práticas dos professores nos cursinhos populares pré-vestibular. Para o levantamento de dados, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semiestruturada com dois professores de cursinhos populares da região do Alto Tietê, região próxima a São Paulo, capital. Como referencial teórico de análise adotamos os conceitos de pseudoformação e racionalidade tecnológica formulados por autores da primeira geração da Escola de Frankfurt. Os resultados mostram que os cursinhos populares pré-vestibular também são locais de formação de professores, sendo espaços para a atuação de ex-estudantes que desejam contribuir para a continuidade desses projetos. Porém, o avanço da EaD tem potencial para acarretar mudanças profundas nesses projetos populares, com a participação de professores alinhados cada vez mais às demandas do neoliberalismo.

Palavras-chave : Educação a Distância (EaD); Formação docente; Teoria Crítica da Sociedade; Cursinhos populares.

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