SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Teacher training in distance education courses offered by private institutions: implications for popular coursesMeanings of Democracy in the School Space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

FERREIRA, Matheus Mendes dos Santos; MAID, Luciana Colares; COSTA, Simone de Melo  and  CALDEIRA, Antônio Prates. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina no Brasil: mudanças no processo de formação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89451.  Epub Oct 11, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89451.

Este estudo propõe discutir as alterações mais recentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em medicina no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental referente às Diretrizes para formação médica. Os resultados denotaram alterações importantes nas novas Diretrizes, estruturada em três eixos: atenção, gestão e educação em saúde. Destacam-se entre as mudanças: o maior enfoque social, o estímulo à inserção de conteúdos transversais no currículo, a proposta de avaliação periódica nos cursos médicos e a reorientação do modelo de formação médica, visando a inserção precoce do graduando na rede de saúde pública. O novo documento sugere um avanço quanto à formação médica condizente com o contexto político e social, de necessidade de provimento médico no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Keywords : Escolas Médicas; Política de Educação Superior; Estudantes de Medicina; Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )