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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

FERREIRA, Matheus Mendes dos Santos; MAID, Luciana Colares; COSTA, Simone de Melo  e  CALDEIRA, Antônio Prates. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina no Brasil: mudanças no processo de formação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89451.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89451.

Este estudo propõe discutir as alterações mais recentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em medicina no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental referente às Diretrizes para formação médica. Os resultados denotaram alterações importantes nas novas Diretrizes, estruturada em três eixos: atenção, gestão e educação em saúde. Destacam-se entre as mudanças: o maior enfoque social, o estímulo à inserção de conteúdos transversais no currículo, a proposta de avaliação periódica nos cursos médicos e a reorientação do modelo de formação médica, visando a inserção precoce do graduando na rede de saúde pública. O novo documento sugere um avanço quanto à formação médica condizente com o contexto político e social, de necessidade de provimento médico no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave : Escolas Médicas; Política de Educação Superior; Estudantes de Medicina; Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde.

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