SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17National Curriculum Guidelines for medical courses in Brazil: changes in the process of formationFederative diversity and institutional arrangements: school feeding policies during the covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

SANTOS, Inalda Maria dos  and  BOTLER, Alice Miriam Happ. Sentidos da Democracia no Espaço Escolar. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e90820.  Epub Oct 11, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.90820.

A presente pesquisa objetivou apreender as concepções e práticas de democracia/democratização que emergem no cotidiano da escola. Metodologicamente, realizamos entrevista semiestruturada com integrantes do Conselho da Escola, ou seja, sete entrevistados de uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Maceió/Alagoas, com o propósito de perceber as concepções de democracia e participação. Assim sendo, para tratamento e análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, de acordo com as sugestões que são encontradas em Bardin (1977). Os resultados da pesquisa apontaram que temos caracterizado na escola alagoana e, em geral, brasileira, uma democracia institucionalizada que é a democracia representativa, modelo criticado por Rancière (2014) e que gera na sociedade um conformismo, distanciando-se da democracia como dissenso.

Keywords : Democracia; Participação; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )