SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Federative diversity and institutional arrangements: school feeding policies during the covid-19 pandemicThe understanding of Youth and Adult Education teachers about Santa Catarina's special education policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

COCO, Valdete  and  MELLO, André da Silva. Desenvolvimento profissional na Educação Infantil: formação, reconhecimento e valorização docente. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e91492.  Epub Oct 11, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.91492.

Abordamos a temática da docência na Educação Infantil (EI), por meio da proposição de apontamentos vinculados às políticas de formação, reconhecimento e valorização, no horizonte da atenção ao desenvolvimento profissional. Na aproximação aos referenciais teórico-metodológicos Bakhtinianos, em articulação com os compromissos afirmados para EI (notadamente de expansão e qualificação do atendimento), partimos de um conjunto de produções vinculadas a um grupo de pesquisa. Com a revisão desses acúmulos, destacamos a complexidade dos intervenientes que marcam os processos de participação, de produção de normativas (para o delineamento da formação e o desenvolvimento da EI) e das condições postas no campo de trabalho (em especial, no provimento dos quadros funcionais). Como resultados, apontamos para a abordagem do desenvolvimento profissional como movimento, agregado às condições que marcam o desenvolvimento da EI, de modo a reivindicar investimentos nesse campo de trabalho.

Keywords : Educação Infantil; Desenvolvimento profissional; Trabalho docente; Formação de professores; Carreira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )