SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Diversidade federativa e arranjos institucionais: políticas de alimentação escolar durante a pandemia de covid-19A compreensão dos professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a Política de educação especial de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

COCO, Valdete  e  MELLO, André da Silva. Desenvolvimento profissional na Educação Infantil: formação, reconhecimento e valorização docente. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e91492.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.91492.

Abordamos a temática da docência na Educação Infantil (EI), por meio da proposição de apontamentos vinculados às políticas de formação, reconhecimento e valorização, no horizonte da atenção ao desenvolvimento profissional. Na aproximação aos referenciais teórico-metodológicos Bakhtinianos, em articulação com os compromissos afirmados para EI (notadamente de expansão e qualificação do atendimento), partimos de um conjunto de produções vinculadas a um grupo de pesquisa. Com a revisão desses acúmulos, destacamos a complexidade dos intervenientes que marcam os processos de participação, de produção de normativas (para o delineamento da formação e o desenvolvimento da EI) e das condições postas no campo de trabalho (em especial, no provimento dos quadros funcionais). Como resultados, apontamos para a abordagem do desenvolvimento profissional como movimento, agregado às condições que marcam o desenvolvimento da EI, de modo a reivindicar investimentos nesse campo de trabalho.

Palavras-chave : Educação Infantil; Desenvolvimento profissional; Trabalho docente; Formação de professores; Carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )