SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Privatización de la educación en el contexto de la financiarización de la economía: la inducción de la oferta educativa privada por parte de los fondos de inversiónSymbolic loss of education as a human right. Costa Rica as an exponent of a trend in Latin America índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

IMBO, Katia. Cooperação para o desenvolvimento e terceirização da ajuda bilateral: uma análise da Fundação Fé e Cooperação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e87103.  Epub 11-Oct-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.87103.

O artigo procura analisar e refletir sobre a terceirização para um ator não-estatal da cooperação bilateral de Portugal na Guiné-Bissau no período de 2012 a 2019, enquanto um caso elucidativo da problemática da atuação de atores não-estatais no setor da educação nos países do Sul Global. A organização analisada foi a Fundação Fé e Cooperação (FEC) tendo em consideração que desde 2012 devido aos conflitos e à instabilidade política no país esta organização deu continuidade ao programa bilateral de Portugal no setor da educação (SANTOS; SILVA, 2017). Recorrendo a um corpus documental e a entrevistas semiestruturadas, que emanam de uma pesquisa de doutoramento em andamento realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, a reflexão permite inferir que a FEC atua na dimensão que Adrião (2018) definiu por privatização do currículo, aqui se trata da privatização dos processos pedagógicos stricto sensu, envolvendo as relações entre professor/a, estudante e conhecimento e insumos curriculares. A análise permitiu, ainda, constatar que esta terceirização da cooperação bilateral tem contornos similares ao que aconteceu no período colonial, uma vez que a FEC é uma entidade sem fins lucrativos, conectada com a Igreja Católica Portuguesa.

Palabras clave : Privatização; Atores não-estatais; Terceirização; Cooperação portuguesa; Educação; Guiné-Bissau.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )